Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/960
Título: A lei maria penha como efetivo instrumento de relutância à violência doméstica: uma questão de apolitismo criminal no Brasil?
Autor(es): Lopes, Ismael Alves
Freitas, Francisca Cleidiane Saraiva de
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência doméstica
Apolitismo criminal
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: FREITAS, Francisca Cleidiane Saraiva de. A lei maria penha como efetivo instrumento de relutância à violência doméstica: uma questão de apolitismo criminal no Brasil? 2021. 22f. Artigo (Graduação em Direito) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: O tema da repercussão da Lei no 11.340/06, conhecida por Lei Maria da Penha, enquanto efetivo instrumento de relutância à violência doméstica e familiar, compreende um problema de apolitismo criminal do Estado brasileiro, ou seja, de desinteresse do Estado pela implementação de políticas públicas consistentes e permanentes, voltadas para proteção da mulher. Primeiro porque são vastos os registros histórico-sociais que comprovam a perpetuação da superioridade masculina e a cultura de submissão feminina, que implica na mitigação dos direitos e na violação da dignidade das mulheres. Segundo porque a premissa da incidência dos aspectos jurídicos do débito conjugal e do estupro marital, acrescida das incriminações tardias da violência psicológica e do crime do stalking, bem como associada à influência do feminicídio, resulta no impedimento à implementação de políticas coletivas de proteção da mulher, diga-se, Delegacias da Mulher, Casa da Mulher Brasileira, Juizados Especiais de Combate à Violência Doméstica e Familiar, entre outras iniciativas e investimentos pertinentes aos valores e ao espírito do Estado Democrático de Direito.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/960
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA CLEIDIANE SARAIVA DE FREITAS_TCC.pdf659,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.