Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1408
Título: A importância da regularização fundiária de imóveis rurais para implantação de projetos eólicos no estado do Ceará
Autor(es): Nogueira, Maria Neurilane Viana
Duarte, Geciandson Fernandes Martins
Moreira, Deborah Jany Alves
Palavras-chave: Energia Eólica
Projeto Eólico
Regularização Fundiária
Data do documento: 5-Jun-2023
Citação: DUARTE, Geciandson Fernandes Martins; MOREIRA, Deborah Jany Alves. A importância da regularização fundiária de imóveis rurais para implantação de projetos eólicos no estado do Ceará. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O processo de regularização fundiária de imóvel rural para ser objeto de instalação de um Projeto Eólico é um fator indispensável. A falta deste procedimento ou sua ineficácia não gera resultados agradáveis ao empreendedor. Desta forma, o presente artigo busca de forma informativa apontar e esclarecer o procedimento básico necessário para regular o local do empreendimento, como também, investigar de que maneira a regularização fundiária influencia na implantação de um Projeto Eólico no Estado do Ceará. Com foco nesse objetivo, desenvolveu-se um estudo qualitativo mediado pelas pesquisas doutrinária (bibliográfica) e legal (documental), tendo como método o dedutivo. Informa-se o que versa a regularização fundiária de projetos eólicos, os entes que possuem interface na regularização fundiária de projetos eólicos e os documentos básicos que regulam e viabilizam um imóvel rural para que seja implantado nele um projeto eólico. Conclui-se que, a regularização fundiária é de suma importância para a implantação de parques eólicos no estado do Ceará. Embora a geração de energia limpa e renovável seja um aspecto positivo desses empreendimentos, a conformidade legal do local do projeto é crucial para evitar problemas futuros e responsabilidades ambientais. Além disso, a regularização fundiária permite que o projeto participe de leilões de energia e tenha acesso a financiamentos bancários, aumentando sua eficiência e viabilidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1408
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORAH JANY ALVES MOREIRA GECIANDSON FERNANDES MARTINS DUARTE- tcc.pdf541,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.