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Título: Reflexões e desafios para a superação do analfabetismo político: a proposta de inclusão do direito constitucional nas escolas brasileiras
Autor(es): Fernandes, Joao Marcelo Negreiros
Araújo, Matheus Farias de
Palavras-chave: Direito Constitucional
Crise de representatividade
Educação
Cidadania
Escola
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: ARAÚJO, Matheus Farias de. Reflexões e desafios para a superação do analfabetismo político: a proposta de inclusão do direito constitucional nas escolas brasileiras. 2022. 42f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: No Brasil, observa-se uma crise no sistema educacional que, por sua vez, gera a crise na qual os alunos não são preparados corretamente para exercer a cidadania em sua forma plena. Cabe a escola, a formação dos cidadãos, para o bom convívio social e o exercício de seus direitos e prerrogativas, para tanto, é extremamente necessário que saiam do ensino fundamental e médio, sabendo, ao menos, o direito constitucional, matéria que rege toda a base legal do país. Existe uma presunção de conhecimento obrigatório da lei, tendo base no princípio da segurança jurídica, por isso, é inadmissível que o Estado, em nenhum momento de toda a formação básica escolar do estudante, dê a ele, o fundamento legal elementar. Levando em consideração os países mais desenvolvidos, e com uma maior maturidade democrática, é constatável que estes, oferecem aos discentes, o ensino da norma fundamental do país desde o ensino básico. Diversos projetos já foram propostos, para a inclusão do estudo do direito nas escolas, todos com uma grande aceitação popular, tanto da escola, quanto dos pais e dos alunos, porquanto, e a longo prazo, somente a educação e o conhecimento são capazes de libertar os brasileiros e capacitá-los para a escolha de suas decisões visando o desenvolvimento da nação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2298
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