Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Joao Marcelo Negreirospt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Matheus Farias de-
dc.date.accessioned2024-09-16T20:05:20Z-
dc.date.available2024-09-16T20:05:20Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Matheus Farias de. Reflexões e desafios para a superação do analfabetismo político: a proposta de inclusão do direito constitucional nas escolas brasileiras. 2022. 42f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2298-
dc.description.abstractNo Brasil, observa-se uma crise no sistema educacional que, por sua vez, gera a crise na qual os alunos não são preparados corretamente para exercer a cidadania em sua forma plena. Cabe a escola, a formação dos cidadãos, para o bom convívio social e o exercício de seus direitos e prerrogativas, para tanto, é extremamente necessário que saiam do ensino fundamental e médio, sabendo, ao menos, o direito constitucional, matéria que rege toda a base legal do país. Existe uma presunção de conhecimento obrigatório da lei, tendo base no princípio da segurança jurídica, por isso, é inadmissível que o Estado, em nenhum momento de toda a formação básica escolar do estudante, dê a ele, o fundamento legal elementar. Levando em consideração os países mais desenvolvidos, e com uma maior maturidade democrática, é constatável que estes, oferecem aos discentes, o ensino da norma fundamental do país desde o ensino básico. Diversos projetos já foram propostos, para a inclusão do estudo do direito nas escolas, todos com uma grande aceitação popular, tanto da escola, quanto dos pais e dos alunos, porquanto, e a longo prazo, somente a educação e o conhecimento são capazes de libertar os brasileiros e capacitá-los para a escolha de suas decisões visando o desenvolvimento da nação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDireito Constitucionalpt_BR
dc.subjectCrise de representatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleReflexões e desafios para a superação do analfabetismo político: a proposta de inclusão do direito constitucional nas escolas brasileiraspt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS FARIAS DE ARAUJO - TCC.pdf268,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.