Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1005
Título: Controle de custos de orçamentos com ênfase em obras públicas
Autor(es): Leitao, Mario Jose Maia
Moreno, Renier de Oliveira
Palavras-chave: Curva ABC
Viabilidade
Controle de custos
Orçamentação
Planejamento estratégico
Obras públicas
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: MORENO, Renier de Oliveira. Controle de custos de orçamentos com ênfase em obras públicas. 2021. 42f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Há muito desperdício de recursos públicos nos suntuosos montantes em obras no Brasil. O Tribunal de Contas da União (TCU) vem evitando desperdícios em atuações prévias e repactuações contratuais, como o sobrepreço e o superfaturamento, sendo os principais tipos de irregularidades constatados nas suas auditorias em contratações de obras federais. É importante avaliar o impacto de custos de obras, a análise de custos diretos e indiretos, o estudo da composição de custos, a cotação de preços e principalmente o controle de custos no processo da orçamentação. Com o aumento da concorrência no mercado da Construção Civil, o processo de levantamento de custos assume um papel fundamental na fase de estudo de viabilidade dos projetos, tendo como recurso para avaliar situações e a tomada de decisões por meio da elaboração da Curva ABC para analisar o nível de importância de cada insumo e também identificar qual necessita de mais atenção no decorrer da execução da obra. Geralmente o custo é estimado levando-se em consideração a experiência do gestor no controle dos projetos na execução da obra, no entanto, pode ocorrer a redução da assertividade do verdadeiro custo do empreendimento. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que provocaram alterações orçamentárias de 38,96%, verificadas em um estudo de caso realizado na execução da obra do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de São João do Jaguaribe/CE e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que tem como finalidade a reforma e ampliação do hospital municipal, onde teve acréscimos no orçamento durante a execução das metas do projeto básico. O cronograma físico teve uma grande dilação de prazo para a execução dos serviços, cujo objeto teria início no exercício de 2018, no entanto somente no período de 02 de junho de 2021 encontrava-se com 98,38% da execução dos serviços. As informações foram levantadas, por meio da bibliografia, e com destaque à importância do controle de custos dos contratos de obras públicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1005
Aparece nas coleções:Engenharia Civil Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENIER DE OLIVEIRA MORENO_TCC.pdf680,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.