Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/995
Título: Uso da tecnologia eletrolítica no tratamento de água de lagoa para consumo humano
Autor(es): Ribeiro, Jefferson Pereira
Freitas, Francisco Rene Ribeiro
Palavras-chave: Tratamento eletrolítico
Eletro-coagulação-floculação-flotação
Água
Lagoa
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: FREITAS, Francisco Rene Ribeiro. Uso da tecnologia eletrolítica no tratamento de água de lagoa para consumo humano. 2021. 56f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Há tempos a humanidade vem sofrendo com a escassez de água potável. Apesar do Brasil apresentar uma grande reserva de mananciais de água doce, grande parte encontra-se imprópria para o consumo humano. Nesse trabalho será relatado o uso da eletro-coagulação-floculação-flotação no tratamento de água bruta. Para tal, foi realizada uma coleta da água da lagoa de Croatá, situada no município de São Gonçalo do Amarante, que apresentava uma grande quantidade de matéria orgânica, o que foi evidenciado pela eutrofização presente nesse corpo hídrico. Ao realizar os experimentos em batelada no laboratório, foi analisada a influência de algumas variáveis no tratamento: natureza dos eletrodos (aço e alumínio), corrente elétrica (1ª e 3 A), agitação (40 RPM e 80 RPM), tempo de exposição (15min e 30min) e número de placas de eletrodo (2 e 4 placas). Ao todo foram 16 experimentos e após as análises dos experimentos realizados foi constatado que o Experimento 1 – Alumínio, com um tempo de exposição de 15 minutos, foi o mais eficiente dentre os experimentos realizados. Para esse experimento foi empregada uma corrente elétrica de 1 A, rotação de 40 RPM e 2 eletrodos de alumínio. Esse experimento foi refeito utilizando essas mesmas variáveis, porém com tempos de exposição de 7,5 min e 15 min. Onde, o experimento com exposição de 7,5 min foi o de melhor eficiência. Os resultados para esse experimento foram: cor real de 10 PCU; turbidez de 0,34 UNT; condutividade de 7,93 mS/cm; pH de 7,18; tensão elétrica de 2,1 V; e redução de 66,7% da absorção.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/995
Aparece nas coleções:Engenharia Civil Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO RENE RIBEIRO FREITAS_TCC.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.