Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/956
Título: O futuro do trabalho: crise econômica e social do direito do trabalho
Autor(es): Lima, Silvio Ulysses Sousa
Farias, Antonia Adezilda Silva
Palavras-chave: Direito do trabalho
Dignidade da pessoa humana
Flexibilização do trabalho
Reforma trabalhista
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: FARIAS, Antonia Adezilda Silva. O futuro do trabalho: crise econômica e social do direito do trabalho. 2021. 42f. Artigo (Graduação em Direito) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o futuro do trabalho diante da crise econômica e social do direito do trabalho por meio da reforma trabalhista, Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017, no que tange a flexibilização e desregulamentação e suas consequências para o futuro do Direito do Trabalho no enfretamento da crise econômica e social, ora instalada no país. A metodologia utilizada é do tipo bibliográfico e o embasamento teórico foi consultado autores como: Castro (2017), Delgado (2019), Martins (2012), Nascimento (2011), Sarlet (2009), Süssekind (2003), dentre outros. As normas básicas trabalhistas perdem assim hegemonia diante das novas disposições e imposições de um mercado de trabalho igualmente competidor e de impactos econômicos que comprometem todas as classes da sociedade brasileira. Com propósitos de que os vínculos entre empregadores e empregados precisam se modernizar, admitindo desta forma que estes consigam realizar negociações com extensa liberalidade e com a menor interferência estatal concebível. É possível concluir que a luta pelo direito trabalhista não está adormecida, sendo necessário à valorização dos Sindicatos como forma constitucionalmente positivada de representação dos empregados para que se construa um debate democrático, sobre o tema Trabalho do Futuro, mediante os desafios trazidos, por novas tecnologias, novos tempos e a importante defesa dos direitos dos trabalhadores como forma de garantia dos Direitos Fundamentais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/956
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA ADEZILDA SILVA FARIAS_TCC.pdf347,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.