Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/882
Título: Estilos de liderança na gestão: estudo de caso em uma importadora de luminárias situada em Fortaleza/CE
Autor(es): Sampaio Filho, Oliver Cunha
Lima, Eduardo da Silva
Palavras-chave: Gestão
Liderança
Data do documento: 23-Jun-2020
Citação: LIMA, Eduardo da Silva. Estilos de liderança na gestão: estudo de caso em uma importadora de luminárias situada em Fortaleza/CE. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: No universo de estudo das práticas de liderança, são apresentadas várias definições sobre os estilos de liderança e sobre o próprio líder, no entanto, destacam-se três modelos, são eles: Autocrático, democrático e liberal. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os estilos de liderança presentes na gestão de uma importadora de luminárias e como objetivos específicos compreender o que é liderança através dos seus conceitos; descrever os principais estilos de liderança e suas características; identificar os estilos de liderança presentes na gestão, a partir da experiência de uma empresa de importação. Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso com abordagem quantitativa com o intuito de verificar quais estilos de liderança estão presentes na organização. A escolha dessa empresa se deu pela acessibilidade do autor ao ambiente organizacional e pela importância para sua trajetória profissional. Como instrumento, utilizou-se um questionário, via Google forms. Evidenciou-se nos resultados que a predominância é do estilo democrático. Todavia, existem características referentes aos estilos autocrático e liberal presentes na gestão da empresa e no perfil do líder.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/882
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO DA SILVA LIMA TCC.pdf377,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.