Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/798
Título: Rotina de cuidados ao paciente politraumatizado em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Freitas, Julyana Gomes
Araujo, Deyziane Damasceno
Araujo, Jose Egberg dos Santos
Palavras-chave: Cuidados críticos
Unidade de terapia intensiva
Traumatismo múltiplo
Data do documento: 13-Nov-2020
Citação: ARAÚJO, Deyziane Damasceno; Araújo, José Egberg dos Santos. Rotina de cuidados ao paciente politraumatizado em unidade de terapia intensiva. 2020. 28f. Artigo (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade sintetizar as evidencias cientificas sobre as rotinas de cuidados aos pacientes politraumatizados em unidade de terapia intensiva. Trata-se de revisão da literatura, realizado no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020 foram utilizadas produções científicas publicadas nas bases de dados da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) saúde eletrônicas Scientific Electronic Library Online – SciELO e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Os critérios de inclusão foram: artigos originais, publicados entre os anos de 2014 e 2020, disponíveis na íntegra, em língua portuguesa e inglês, que abordassem a temática de estudo. Para exclusão, adotamos como critério o não atendimento de, pelo menos, um critério de inclusão. A partir da conclusão desse procedimento, elaborou-se um quadro com onze (11) artigos selecionados para a revisão integrativa, os quais correspondiam aos critérios de inclusão. Os resultados os estudos evidenciaram que os enfermeiros devem colaborar com outros membros da equipe de reabilitação para desenvolver e implementar intervenções não farmacológicas individualizadas. Percebeu-se a melhoria assistencial proporcionada pelas tecnologias do cuidado, por estas abrangerem todos os aspectos do cuidar; A monitorização hemodinâmica de pacientes críticos, internados em unidades de terapia intensiva, faz parte, hoje, de uma rotina de atendimento que auxilia no diagnóstico de uma série de patologias e permite uma avaliação sequencial de parâmetros hemodinâmicos, proporcionando uma melhor visão longitudinal dos pacientes, com abordagens terapêuticas mais efetivas Considera-se que o profissional de enfermagem tem a contribuição importante na recuperação do paciente e na diminuição de grandes sequelas, para isso é necessário que o trabalho em conjunto seja norteado pelo princípio de humanização, sendo de suma importância a utilização da Sistematização da Assistência de enfermagem no UTI onde o indivíduo deve ser tratado como único, sendo assistido de forma individual e holística.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/798
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYZIANE DAMASCENO ARAÚJO e JOSÉ EGBERG SANTOS DE ARAÚJO_TCC.pdf383,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.