Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/765
Título: A compreensão do fenômeno bullying em adolescentes a partir de reportagens online
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Lima, Ana Beatriz Costa
Palavras-chave: Bullying
Consequências
Adolescentes
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: LIMA, Ana Beatriz Costa. A compreensão do fenômeno bullying em adolescentes a partir de reportagens online. 2020. 42f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a mídia aborda bullying entre adolescentes nas escolas brasileiras, para isso foi utilizado a análise de conteúdo das reportagens disponíveis em portais de notícias online que abordassem esse tema. O bullying pode ser entendido como atos que envolvem agressões intencionais e repetidas ocorrendo sem motivo aparente feito por um ou mais alunos contra outro aluno, sendo realizados através de uma relação de poder. Alguns personagens compõem o bullying como a vítima, agressor, vítimas/agressoras e para alguns deles o bullying pode trazer consequências psicológicas que podem repercutir durante a vida adulta. Os portais de notícias trazem a definição de bullying sem referencial teórico, porém trazem uma linguagem de fácil acesso a todo leitor o que torna o texto mais claro para sua compreensão. Os tipos de bullying que mais surgem nos resultados são o verbal que se relaciona a apelidos e xingamentos e o bullying físico consiste em bate, chutar, assediar. O principal foco dos agressores a praticarem o bullying se refere a aparência física das vítimas e por isso algumas vítimas podem desenvolver transtornos alimentares. Sobre as consequências, os resultados apontam que as consequências psicológicas são as mais emergentes nas vítimas de bullying, apontando para o suicídio e os massacres escolares. A partir deste estudo conclui-se a importância do psicólogo nas escolas junto aos professores, diretores e todos os outros profissionais que atuam dentro da escola para auxiliar na conscientização sobre os impactos do bullying na vida dos adolescentes, atuando na criação de medidas que colaborem para a redução desta violência, bem como a importância de estudos mais aprofundados sobre ações concretas para o enfrentamento e combate ao fenômeno bullying.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/765
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ COSTA LIMA_TCC.pdf397,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.