Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flesch, Leticia Decimo | - |
dc.contributor.author | Lima, Ana Beatriz Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T19:22:58Z | - |
dc.date.available | 2021-04-30T19:22:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ana Beatriz Costa. A compreensão do fenômeno bullying em adolescentes a partir de reportagens online. 2020. 42f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/765 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a mídia aborda bullying entre adolescentes nas escolas brasileiras, para isso foi utilizado a análise de conteúdo das reportagens disponíveis em portais de notícias online que abordassem esse tema. O bullying pode ser entendido como atos que envolvem agressões intencionais e repetidas ocorrendo sem motivo aparente feito por um ou mais alunos contra outro aluno, sendo realizados através de uma relação de poder. Alguns personagens compõem o bullying como a vítima, agressor, vítimas/agressoras e para alguns deles o bullying pode trazer consequências psicológicas que podem repercutir durante a vida adulta. Os portais de notícias trazem a definição de bullying sem referencial teórico, porém trazem uma linguagem de fácil acesso a todo leitor o que torna o texto mais claro para sua compreensão. Os tipos de bullying que mais surgem nos resultados são o verbal que se relaciona a apelidos e xingamentos e o bullying físico consiste em bate, chutar, assediar. O principal foco dos agressores a praticarem o bullying se refere a aparência física das vítimas e por isso algumas vítimas podem desenvolver transtornos alimentares. Sobre as consequências, os resultados apontam que as consequências psicológicas são as mais emergentes nas vítimas de bullying, apontando para o suicídio e os massacres escolares. A partir deste estudo conclui-se a importância do psicólogo nas escolas junto aos professores, diretores e todos os outros profissionais que atuam dentro da escola para auxiliar na conscientização sobre os impactos do bullying na vida dos adolescentes, atuando na criação de medidas que colaborem para a redução desta violência, bem como a importância de estudos mais aprofundados sobre ações concretas para o enfrentamento e combate ao fenômeno bullying. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Consequências | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | A compreensão do fenômeno bullying em adolescentes a partir de reportagens online | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia Centro - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA BEATRIZ COSTA LIMA_TCC.pdf | 397,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.