Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/690
Título: Prevalência de fadiga em funcionários de uma instituição de ensino superior no município de Fortaleza-CE
Autor(es): Pinheiro, Solange Sousa
Maia Neto, Jose Alves
Carneiro, Ana Karolina Tavares
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Ergonomia
Fadiga
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: MAIA NETO, José Alves; CARNEIRO, Ana Karolina Tavares. Prevalência de fadiga em funcionários de uma instituição de ensino superior no município de Fortaleza-CE. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: A fadiga é considerada um agravo derivado de diversos fatores relacionados da atividade ocupacional. Tal acúmulo de sintomas pode ser responsável por comprometer a qualidade e o desempenho da atividade laboral devido ao prejuízo às habilidades do colaborador. Objetivos: Verificar a prevalência de fadiga nos funcionários de uma instituição de ensino superior. Metodologia: Caracterizou-se como um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa realizada em uma instituição de ensino superior (IES) no município de Fortaleza- Ce. A coleta de dados foi realizada através do uso de um questionário denominado Escala de Necessidade de Descanso (ENEDE), onde o questionário foi utilizado para verificar a necessidade de descanso, sua associação com o estresse ocupacional e a possiblidade da presença de fadiga residual nos colaboradores. Resultados/Discussão: O estudo indicou que a grande porcentagem da amostra participante não desempenha as atividades relacionadas ao trabalho tão bem quanto conseguem e possuem dificuldades em realizar atividades fora do âmbito ocupacional. Conclusão: Visto que a fadiga ocupacional está vinculada com a redução da qualidade de vida e da saúde do trabalhador, ela também se relaciona com o aumento do absenteísmo e redução de sua produtividade. Com isso, surge a necessidade de propiciar estratégias que possibilitem a melhora da saúde do colaborador no seu local de trabalho, assegurando melhora em sua saúde e satisfação, e consequentemente melhorando a qualidade do serviço prestado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/690
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KAROLINA TAVARES CARNEIRO e JOSÉ ALVES MAIA NETO_TCC.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.