Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/687
Título: Dificuldades enfrentadas pelos pais na rotina de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Coelho, Alinne Maria Maciel
Abreu, Ana Mylena de Lima
Palavras-chave: Criança
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: COELHO, Alinne Maria Maciel; ABREU, Ana Mylena de Lima. Dificuldades enfrentadas pelos pais na rotina de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: O autismo é uma doença que afeta o neurodesenvolvimento, ou seja, prejudica e causa alterações na comunicação, na interação social e no comportamento e interesses. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura para analisar as dificuldades enfrentadas pelos pais na rotina de crianças com TEA. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sob base de dados Google acadêmico e no diretório de revistas SciELo. A seleção dos artigos foram estudos publicados no período de janeiro de 2013 a outubro de 2020. O processo de coleta de dados foi dividido em 4 etapas, sendo: triagem dos artigos, em seguida a seleção com base no tema apresentado, logo após a escolha a partir dos critérios de inclusão e finalizando com uma análise minuciosa baseado nos objetivos da pesquisa. Resultado/Discussão: A coleta inicial contou com o total de 20 estudos, onde resultou na mostra final de 6 artigos. A análise e síntese dos dados foi realizado de forma descritiva, mostrando as principais dificuldades enfrentadas pelos pais e organizados em tabelas e feita discussão de profissionais e acadêmicos da área. Conclusão: O estudo mostra o quanto os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista têm desafios diários para enfrentar no cuidado de seus filhos, muitos acabam renunciando alguns aspectos de suas vidas, sendo eles: profissionais, matrimoniais e interpessoais para se dedicar somente aos filhos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/687
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINNE MARIA MACIEL COELHO e ANA MYLENA DE LIMA ABREU_TCC.pdf264,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.