Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/656
Título: Investigação da política nacional de saúde sob a perspectiva de promoção da saúde pelo profissional de educação física dentro dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) na região metropolitana de Fortaleza – Ceará
Autor(es): Nascimento, Antonio Djandro Ricardo
Sousa, Rosiane Ribeiro de
Palavras-chave: Educação física
Política pública
Saúde
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: SOUSA, Rosiane Ribeiro de. Investigação da política nacional de saúde sob a perspectiva de promoção da saúde pelo profissional de educação física dentro dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) na região metropolitana de Fortaleza – Ceará. 2020. 24f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo investiga as competências do profissional de educação física, assim podendo destacar suas atribuições. Sua participação nas políticas públicas de saúde especificamente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. O cenário da pesquisa foi de forma virtual, onde obteve dispor da participação de 9 professores graduados em Educação Física. Para a coleta de dados foram utilizados questionários. Os principais resultados apontam 66,7% são do sexo masculino, com a faixa etária predominante de 22,2 % equivalente a 36 anos, de modo 100% da participação dos professores graduados em educação física e quando relacionado ao tipo de graduação 77,8% apontam para a licenciatura plena. Em razão ao tempo de graduação estão representados em 77,8% professores a acima de 4 anos. Estão presentes os dados referentes ao tempo inseridos no NASF 44,4% acima de 4 anos, em relação a assiduidade nos cursos de extensão universitária estão 22,2% afirmaram ter realizado um curso na plataforma Universidade Aberta do SUS (UMA-SUS). Em relação a clareza das disciplinas durante a graduação 55,6% apontaram que sim. Sobre o que conduziram a atuação do profissional se inserir no NASF 66,7% responderam como o aperfeiçoamento na área saúde coletiva. 55,6% classificaram como bom trabalho e finalizando o estudo 66,7% apontados como atendimentos em relação aos participantes inseridos no NASF estão sendo compridos pela lei. Conclui-se que no estudo a participação efetiva do profissional de educação física dentro da rede de saúde pública, onde resulta sua importância para a oferta em promoção da saúde com qualidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/656
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSIANE RIBEIRO DE SOUSA_TCC.pdf473,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.