Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/629
Título: O exercício físico no tratamento de indivíduos com fribromialgia
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Lima, Francisca Dayane Nogueira de
Palavras-chave: Fibromialgia
Exercício físico
Qualidade de vida
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: LIMA, Francisca Dayane Nogueira de. O exercício físico no tratamento de indivíduos com fribromialgia. 2020. 20f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: OBJETIVO: Analisar de que forma o exercício físico beneficia a saúde e qualidade de vida para a pessoa portadora de Fibromialgia. MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura, realizada em bases de dados eletrônicos (SciELO, LILACS, Redalyc). A seleção dos artigos teve como critério de inclusão: artigos de pesquisa que tratavam da importância do exercício físico na melhoria da qualidade de vida do indivíduo com Fibromialgia, publicados em periódicos da língua inglesa, portuguesa e espanhol, nos últimos 10 anos e com textos disponíveis na íntegra. RESULTADOS: O levantamento bibliográfico localizou 47 resultados, porém 10 foram excluídos por serem duplicados. Após a leitura dos títulos e resumos dos artigos e atendendo aos critérios de inclusão e exclusão, onde 28 foram eliminados. Apenas 9 foram selecionados e sintetizados suas principais características. CONCLUSÃO: Notou-se que o exercício físico se mostra de grande importância no tratamento da FM, demostrando sua eficácia não somente na melhoria das dores físicas, mas também na melhoria da qualidade de vida, qualidade de sono, capacidade funcional, controle de estresse e diminuição da depressão em pacientes diagnosticados com FM.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/629
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA DAYANE NOGUEIRA DE LIMA_TCC.pdf587,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.