Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/613
Título: Construção de um manual educativo para pacientes em tratamento hemodialítico
Autor(es): Benevides, Jessica Lima
Teixeira, Maria Zeneide
Palavras-chave: Hemodiálise
Autocuidado
Manual educativo
Data do documento: 18-Dez-2020
Citação: TEIXEIRA, Maria Zeneide. Construção de um manual educativo para pacientes em tratamento hemodialítico. 2020. 21f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de uma tecnologia educativa com orientações para o autocuidado da pessoa em tratamento hemodialítico. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. O manual educativo intitulado “Faço hemodiálise e agora? O estudo foi realizado em três fases: a primeira foi o diagnóstico situacional, a segunda consistiu na revisão de literatura e por último a confecção do manual seguindo as orientações de Moreira; Nóbrega; Silva (2003). Foram realizados dois levantamentos na literatura, o primeiro voltado para produção de material sobre os cuidados com o cateter e fistula arteriovenosa (FAV) e o segundo sobre a alimentação e atividades físicas dos pacientes em tratamento hemodiálitico, revelados em 15 artigos, dos quais 7 foram excluídos após leitura dos resumos por não se adequarem aos objetivos do estudo, os demais foram utilizados na construção do manual educativo. Reconhecendo a importância de atividades educativas, destaca-se o uso de instrumentais informativos para o aprimoramento do ensino, a fim de promover autonomia em pacientes que se encontram em tratamento hemodialítico. O manual foi elaborado em três tópicos: diagnóstico situacional, levantamento na literatura e confecção do manual levando em consideração as etapas de Linguagem, Ilustrações e Layout e design, abordando de forma clara, usando uma linguagem simples, sem uso de jargões ou termos técnicos. Neste sentido, o manual educativo tem uma contribuição valiosa para se desenvolver habilidades e favorecer a autonomia do indivíduo. Dado exposto, considera-se que esse estudo colaborou para fortalecer a prática educativa da enfermagem e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças renais submetidos a hemodiálise.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/613
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ZENEIDE TEIXEIRA_TCC.pdf735,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.