Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBenevides, Jessica Lima-
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Zeneide-
dc.date.accessioned2021-04-20T16:52:19Z-
dc.date.available2021-04-20T16:52:19Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Zeneide. Construção de um manual educativo para pacientes em tratamento hemodialítico. 2020. 21f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/613-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de uma tecnologia educativa com orientações para o autocuidado da pessoa em tratamento hemodialítico. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. O manual educativo intitulado “Faço hemodiálise e agora? O estudo foi realizado em três fases: a primeira foi o diagnóstico situacional, a segunda consistiu na revisão de literatura e por último a confecção do manual seguindo as orientações de Moreira; Nóbrega; Silva (2003). Foram realizados dois levantamentos na literatura, o primeiro voltado para produção de material sobre os cuidados com o cateter e fistula arteriovenosa (FAV) e o segundo sobre a alimentação e atividades físicas dos pacientes em tratamento hemodiálitico, revelados em 15 artigos, dos quais 7 foram excluídos após leitura dos resumos por não se adequarem aos objetivos do estudo, os demais foram utilizados na construção do manual educativo. Reconhecendo a importância de atividades educativas, destaca-se o uso de instrumentais informativos para o aprimoramento do ensino, a fim de promover autonomia em pacientes que se encontram em tratamento hemodialítico. O manual foi elaborado em três tópicos: diagnóstico situacional, levantamento na literatura e confecção do manual levando em consideração as etapas de Linguagem, Ilustrações e Layout e design, abordando de forma clara, usando uma linguagem simples, sem uso de jargões ou termos técnicos. Neste sentido, o manual educativo tem uma contribuição valiosa para se desenvolver habilidades e favorecer a autonomia do indivíduo. Dado exposto, considera-se que esse estudo colaborou para fortalecer a prática educativa da enfermagem e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças renais submetidos a hemodiálise.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHemodiálisept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectManual educativopt_BR
dc.titleConstrução de um manual educativo para pacientes em tratamento hemodialíticopt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ZENEIDE TEIXEIRA_TCC.pdf735,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.