Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/583
Título: Direito animal na indústria brasileira
Autor(es): Lavor, Isabelle Lucena
Fernandes, Larissa Laynina Holanda
Palavras-chave: Animais
Proteção
Indústria
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: FERNANDES, Larissa Laynina Holanda. Direito animal na indústria brasileira. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Brasil é um país que tem diversos hábitos de consumo e é interessante discutir o consumo consciente e em especial acerca do direito animal. Assim, o estudo justifica-se pela importância de compreender essa temática no contexto de comercialização e indústria no Brasil. O objetivo geral dessa pesquisa, foi verificar o direito animal na indústria brasileira, já os objetivos específicos, conceituar o animal dentro do sistema jurídico, compreender o histórico da tutela jurídica dos animais no direito brasileiro e analisar o direito animal na legislação atual. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura através de artigos, teses, livros e reportagens voltados ao tema do direito animal. Com isso, surgiu a seguinte questão: como é regulado o direito animal dentro do ordenamento jurídico brasileiro no que se refere a sua utilização por parte da indústria? Assim, o primeiro capítulo abordou a criminologia verde e o abuso animal, conceituando e abarcando a importância da proteção animal e um breve histórico da tutela jurídica dos animais no direito brasileiro. O segundo capítulo menciona a indústria animal e a violação dos direitos humanos dos animais, apresentando a produção de alimentos de origem animal. O capítulo três traz uma observação do bem-estar animal a partir da lei de crimes ambientais. Por fim, conclui-se que, o direito animal está na legislação do art. 225 da Constituição Federal de 1988, na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), além da existência de grupos, organizações e órgãos que lutam por essa proteção animal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/583
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA LAYNINA HOLANDA FERNANDES_TCC.pdf383,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.