Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/567
Título: Fragilidade da prova testemunhal no processo penal: uma análise além do direito
Autor(es): Silva, Anna Claudia Nery da
Forte, Luiz Henrique Pereira
Palavras-chave: Prova testemunhal
Processo penal
Memória
Contaminação da prova
Falsas memórias
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: FORTE, Luiz Henrique Pereira. Fragilidade da prova testemunhal no processo penal: uma análise além do direito. 2020. 36f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como propósito analisar a prova testemunhal de maneira a enxergar suas fragilidades e entender como se dá seu processo de formação. Nesse diapasão, inicia-se trazendo de maneira geral a natureza da prova no processo penal, adentrando em seus princípios norteadores e nos próprios sistemas processuais. A posteriori, visando trazer maior entendimento ao leitor, sobretudo daquele que não detém conhecimento jurídico, perpassa- se por outros meios de prova que incidem na investigação, até o meio de prova testemunhal, tema central da problemática, donde, serão abordadas as características e peculiaridades, bem como a valoração exacerbada, que por sua vez, pode representar uma ameaça para devido processo legal. Por fim, deve-se analisar com maior acuidade a debilidade da prova testemunhal perante as influências psicológicas, como falsa percepção da realidade e o fenómeno das falsas memórias, assim como técnicas de redução de danos, objetivando preservar a verdade real dos fatos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/567
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ HENRIQUE PEREIRA FORTE_TCC.pdf330,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.