Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/552
Título: A execução da prisão em segunda instância: um debate atual sobre a sua (in)constitucionalidade no direito brasileiro
Autor(es): Fernandes, Joao Marcelo Negreiros
Silva, Ana Raquel Pereira da
Palavras-chave: Presunção de inocência
Princípios constitucionais
Mutação constitucional
Garantias fundamentais
Data do documento: 19-Jun-2019
Citação: SILVA, Ana Raquel Pereira da. A execução da prisão em segunda instância: um debate atual sobre a sua (in)constitucionalidade no direito brasileiro. 2019. 37f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: A presunção de inocência tem sido excessivamente discutida como princípio garantidor da liberdade do indivíduo, podendo o Estado-Juiz executar a pena ainda que já definida nas instâncias ordinárias tão somente após o trânsito em julgado. Observa-se, contudo, que a atual situação do sistema jurídico brasileiro assume uma enorme demanda de processos à espera de julgamento pelas instâncias superiores, sob as alegações de descumprimento de legislação vigente ou até mesmo da própria Constituição. Com isso, modificou-se o entendimento do princípio da presunção de inocência, elencado no art. 5° da Constituição, passando a autorizar o início de cumprimento de sentença confirmada em segundo grau, tendo em vista se tratar da última instância passível de analisar fatos e provas, ou seja, de se discutir o mérito. Assim, teve uma repercussão geral a respeito de tal posicionamento confirmado em diversos julgados a partir de 2016, mais especificamente no Habeas Corpus no 126.292, por meio do qual deu início de fato a aplicabilidade de tal entendimento do Supremo Tribunal, o que até hoje vem suscitando divergências no mundo jurídico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/552
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAQUEL PEREIRA DA SILVA_TCC.pdf457,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.