Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/549
Título: Visitação avoenga: os limites da convivência familiar entre avós e netos ante o direito fundamental à proteção das relações de afeto
Autor(es): Felizola, Milena Britto
Souza Junior, Ademar Rodrigues de
Palavras-chave: Visitação avoenga
Relação avoenga
Direito de família
Convivência familiar
Data do documento: 17-Dez-2020
Citação: SOUZA JUNIOR, Ademar Rodrigues de. Visitação avoenga: os limites da convivência familiar entre avós e netos ante o direito fundamental à proteção das relações de afeto. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Direito) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os direitos avoengos, em especial a visitação avoenga, valorizam a questão sentimental por considerar de fundamental importância a manutenção do afeto entre netos e avós. Por tratar-se de uma relação envolvendo menores, a justiça compreende os benefícios que surgem na convivência desses. Dessa forma, o estudo da visitação avoenga abrange os limites da convivência familiar entre avós e netos ante o direito fundamental à proteção das relações de afeto. O objetivo geral do estudo é apresentar o direito a visitação avoenga e suas especificidades, ressaltando aspectos do princípio da dignidade humana nas relações socioafetivas, assim como o princípio do melhor interesse dos netos. Dentre os objetivos específicos estão: Apresentar a evolução jurídica do direito de visita avoenga; destacar a importância que tem os laços familiares entre avós e netos, assim como a influência desses acerca do desenvolvimento dos netos e discorrer acerca do direito fundamental à proteção das relações de afeto entre avós e netos. A metodologia é de cunho bibliográfico, por meio de pesquisa a artigos acadêmicos, periódicos e livros condizentes ao tema, impressos e virtuais, além de estudo legislativo acerca da temática e o estudo é descritivo, de natureza qualitativa. A Lei n. 12.398/2011 alterou o Código Civil e o Código de Processo Civil, favorecendo que o direito de visita avoenga fosse estendido, como forma de possibilitar o melhor interesse das crianças e adolescentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/549
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMAR RODRIGUES DE SOUZA JUNIOR_TCC.pdf217,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.