Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/507
Título: Desenvolvimento de um processo de fabricação de emulsão asfáltica utilizando um aditivo a base de glicerina
Autor(es): Oliveira, Tulio Italo da Silva
Radnai, Edson Paulo Soares
Palavras-chave: Asfalto
Emulsão
Glicerol
Biodiesel
Pavimentação
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: RADNAI, Edson Paulo Soares. Desenvolvimento de um processo de fabricação de emulsão asfáltica utilizando um aditivo a base de glicerina. 2020. 54f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: A necessidade por uso de energias renováveis e a utilização eficiente das matérias primas tem incentivado o desenvolvimento sobre reutilização de subprodutos ou matérias primas, que antes eram consideradas inviáveis pelo custo benefício, para fabricação de produtos acabados de tão eficientes ou mais quanto os atuais. Um exemplo disso está na fabricação de biocombustíveis com matérias primas de origem vegetal e animal. O aumento do consumo de biocombustíveis aumentou o uso de oleaginosas e consequentemente a fabricação dos subprodutos desses processos. Do ponto de vista químico, o óleo vegetal usado na produção de biodiesel é um triglicerídeo. Sob ação de um catalisador (ácido ou básico) e na presença de um álcool (metanol ou etanol), o óleo sofre uma reação de transesterificação formando três moléculas de ésteres metílicos ou etílicos dos ácidos graxos, que constituem o biodiesel, e liberando uma molécula de glicerol gerando o subproduto glicerina. Em outro segmento industrial petroquímico são fabricados ligantes com asfalto, água, emulsificantes e aditivos, denominados emulsão asfáltica para pavimentação - EAP. A emulsão, diferente do asfalto puro, em geral, tem água em sua composição e é aplicada a frio na construção de pavimentos asfálticos em rodovias e ruas. Este trabalho propôs uma investigação das propriedades de uma emulsão asfáltica fabricada utilizando glicerina como aditivo, modificando a reologia da emulsão na sua viscosidade, substituindo então produtos de origem importados por matéria prima nacional e renovável.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/507
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON PAULO SOARES RADNAI_TCC.pdf6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.