Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/455
Título: As concepções de docentes acerca da espiritualidade: possibilidades para o curso de psicologia
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Cunha, Tais Landim da
Palavras-chave: Espiritualidade
Docência
Psicologia
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: CUNHA, Taís Landim da. As concepções de docentes acerca da espiritualidade: possibilidades para o curso de psicologia. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A espiritualidade, como afirmado em diversos estudos, possui uma grande influência na vida do sujeito, estando constantemente relacionada à melhora na qualidade de vida, saúde e bem-estar nas dimensões física, mental e social. Compreendendo que a psicologia se propõe estudar esse ser de maneira integral, buscamos através deste trabalho analisar as concepções dos docentes acerca da espiritualidade e como ela pode proporcionar novas possibilidades para o curso de psicologia, visto que é em contexto acadêmico que a teia da prática da psicologia é tecida. No decorrer da pesquisa, buscamos identificar como a espiritualidade pode influenciar o sujeito; verificar a percepção da espiritualidade no contexto universitário com docentes; e averiguar as práticas de espiritualidade em docentes e sua possível relação com a práxis da psicologia. Para isso, desenvolvemos a pesquisa nos moldes da revisão integrativa de literatura, e obtendo apenas cinco artigos que se encaixavam dentro dos critérios estabelecidos. Nos artigos, encontramos que profissionais da área da saúde (profissionais exclusivos da área da docência ou não) e estudantes afirmavam que não se sentiam qualificados para lidar com demandas relacionadas à espiritualidade e que durante os tempos de academia, não tiveram preparo, mesmo que afirmassem a importância de compreender a espiritualidade para melhor a prática profissional, visto que ela manifesta-se na própria existência do ser humano – objeto de cuidado para esses profissionais e para a psicologia como um todo. Assim, pode-se concluir que a psicologia pode se beneficiar dos estudos que envolvem a espiritualidade, e que trabalhar tais questões desde o início da formação profissional, pode trazer benefícios para a atuação do psicólogo e contribuir para a melhor compreensão do ser humano.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/455
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAÍS LANDIM DA CUNHA TCC.pdf360,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.