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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Sara Guerra Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Tais Landim da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T17:30:22Z | - |
dc.date.available | 2021-03-18T17:30:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Taís Landim da. As concepções de docentes acerca da espiritualidade: possibilidades para o curso de psicologia. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/455 | - |
dc.description.abstract | A espiritualidade, como afirmado em diversos estudos, possui uma grande influência na vida do sujeito, estando constantemente relacionada à melhora na qualidade de vida, saúde e bem-estar nas dimensões física, mental e social. Compreendendo que a psicologia se propõe estudar esse ser de maneira integral, buscamos através deste trabalho analisar as concepções dos docentes acerca da espiritualidade e como ela pode proporcionar novas possibilidades para o curso de psicologia, visto que é em contexto acadêmico que a teia da prática da psicologia é tecida. No decorrer da pesquisa, buscamos identificar como a espiritualidade pode influenciar o sujeito; verificar a percepção da espiritualidade no contexto universitário com docentes; e averiguar as práticas de espiritualidade em docentes e sua possível relação com a práxis da psicologia. Para isso, desenvolvemos a pesquisa nos moldes da revisão integrativa de literatura, e obtendo apenas cinco artigos que se encaixavam dentro dos critérios estabelecidos. Nos artigos, encontramos que profissionais da área da saúde (profissionais exclusivos da área da docência ou não) e estudantes afirmavam que não se sentiam qualificados para lidar com demandas relacionadas à espiritualidade e que durante os tempos de academia, não tiveram preparo, mesmo que afirmassem a importância de compreender a espiritualidade para melhor a prática profissional, visto que ela manifesta-se na própria existência do ser humano – objeto de cuidado para esses profissionais e para a psicologia como um todo. Assim, pode-se concluir que a psicologia pode se beneficiar dos estudos que envolvem a espiritualidade, e que trabalhar tais questões desde o início da formação profissional, pode trazer benefícios para a atuação do psicólogo e contribuir para a melhor compreensão do ser humano. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.title | As concepções de docentes acerca da espiritualidade: possibilidades para o curso de psicologia | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia Centro - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TAÍS LANDIM DA CUNHA TCC.pdf | 360,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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