Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/449
Título: O estado da arte sobre o trabalho da psicologia com crianças hospitalizadas
Autor(es): Marques, Gardenia Holanda
Miranda, Niglacia de Oliveira
Palavras-chave: Hospitalização
Criança
Adoecimento
Psicologia
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: MIRANDA, Niglacia de Oliveira. O estado da arte sobre o trabalho da psicologia com crianças hospitalizadas. 2020. 47f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As experiências traumáticas vividas na infância afetam drasticamente na construção subjetiva de uma criança. Isso ocorre quando a criança passa um longo período hospitalizada para tratar uma doença. Os impactos psicológicos podem ser percebíveis por meio de alterações emocionais e comportamentais que a criança demonstra, em muitos casos estas alterações persistem indicando que a criança está sobrecarregada. Diante desta problemática o presente estudo objetivou a investigação dos efeitos negativos mais recorrentes no processo de hospitalização infantil e até que ponto estes efeitos repercutem na construção subjetiva e familiar de uma criança. O método adotado para realizar o levantamento dos dados foi o “Estado da Arte ou do conhecimento”, com artigos publicados no período de 2010 a maio de 2020. A busca foi realizada apenas na plataforma eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir da realização do mapeamento dos dados foram encontrados 20 artigos relevantes para a construção deste estudo. Ao explorar esta temática foi identificado a importância do trabalho realizados pela psicologia com crianças hospitalizadas e a recorrência da participação das famílias nesse processo e como elas sofrem com a condição de adoecimento das crianças.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/449
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIGLACIA DE OLIVEIRA MIRANDA TCC.pdf709,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.