Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/429
Título: Adoção tardia: desafios e perspectivas na adaptação e vinculação parento-filial
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Araujo, Daisyane Silva de
Palavras-chave: Adoção
Adoção tardia
Vinculação parento-filial
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: ARAÚJO, Daisyane Silva de. Adoção tardia: desafios e perspectivas na adaptação e vinculação parento-filial. 2020. 31f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O atual estudo fez uma revisão da literatura científica sobre as condições de adoção tardia no Brasil, objetivando analisar as perspectivas e desafios da adoção tardia e o processo de adaptação e vinculação parental. Para tanto, será considerado um recorte histórico de 2008 a 2020, tendo como base de dado o Scientific Eletronic Library Online – Scielo e o Periódicos Eletrônicos em Psicologia – Pepsic. A pesquisa encorpora-se de três capítulos, sendo eles: adoção convencional e adoção tardia, processo de adaptação na adoção de crianças maiores e adolescentes e vinculação parental. Conclui-se com o estudo, que a maioria dos pretendentes de adoção, optam por uma adoção convencional, na finalidade de adotar uma criança na faixa etária de até dois anos, com a justificativa de que há uma facilidade na educação e no regramento dos comportamentos que seriam acometidos nos anos iniciais do bebê. Já a adoção de crianças e adolescentes maiores que trazem consigo um conjunto de experiências e vivências anteriores, demandam uma maior disponibilidade de adaptação à dinâmica familiar, segundo os autores apontam como dificuldades. Incluindo também a existência de preconceito com os mesmos, pois muitos adotantes sentem receio por construir um pensamento de que a criança ou adolescente foi mal educada pela família biológica e por instituições de acolhimento, ressaltando também que a criança/adolescente tem entendimento do abandono afetivo sofrido, o qual também é posto como uma dificuldade pelos pretendentes por alegarem medo, possivelmente referente ao manejo necessário para lidar com a situação. Portanto, os estudos não aprofundam a discussão sobre os êxitos da adoção de crianças maiores ou adolescentes, mas apontam que o altruísmo emerge como um componente positivo, influenciando na escolha dos adotantes de crianças maiores.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/429
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAISYANE SILVA DE ARAÚJO TCC.pdf380,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.