Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/416
Título: Eficácia da técnica de microabrasão em dentes acometidos pela fluorose
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Queiroz, Milena Pereira
Palavras-chave: Fluorose
Microabrasão
Estética
Abordagens de tratamento
Whiteness
Data do documento: 28-Jun-2020
Citação: QUEIROZ, Milena Pereira. Eficácia da técnica de microabrasão em dentes acometidos pela fluorose. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A fluorose dentária é uma alteração do esmalte adquirida pela alta ingestão do íon flúor em excesso na época da formação do desenvolvimento dos dentes. Existem várias abordagens de tratamentos desde os casos mais simples até os casos mais graves. O objetivo do presente trabalho e descrever um relato de caso clínico de tratamento de fluorose mediante a técnica de microabrasão como uma alternativa para a remoção de manchas ocasionadas pela fluorose. Paciente W.S.P, 19 anos de idade, sexo masculino, apresentava manchas brancas opacas nos elementos dentários 11,12,13,14,21,22,23 e 24, após anamnese e exame clínico, as manchas foram diagnosticadas grau leve de fluorose de acordo com a classificação de Dean, foi selecionado para o tratamento a técnica de microabrasão do esmalte associada ao clareamento, sendo realizada em três sessões. Para a técnica de microabrasão foi utilizado a pasta abrasiva Whiteness RM, iniciou-se realizando isolamento absoluto complementando com amarrias cervicais, a técnica foi realizada com auxílio da taça de borracha acoplada em micromotor e baixa rotação, em seguida foi realizado polimento e aplicação tópica de flúor. Podemos concluir que a associação do clareamento junto com a microabrasão, apresentou resultados esteticamente satisfatórios, os mesmos que foram relatados pelo paciente. Esta técnica é minimamente invasiva e de fácil manuseio, possui outras indicações como remoções de machas brancas hipocalcificadas, brancas resultantes de cáries inativas, brancas de cáries inativas pós-tratamento ortodôntico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/416
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA PEREIRA QUEIROZ_TCC.pdf712,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.