Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/398
Título: Enxerto autógeno na correção estética do sorriso: revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Silva, Isabelle Furtado
Inácio, Rosiana da Silva
Palavras-chave: Tecido conjuntivo
Tecido epitelial
Enxerto
Cirurgia oral
Data do documento: 1-Jun-2020
Resumo: A odontologia atual dispõe de vários recursos para colaborar com o bem estar e a estética do sorriso. Entretanto há fatores que influenciam na estética do sorriso, como as recessões gengivais, que ocorre quando há a migração apical da margem gengival, como consequência a exposição radicular apresentando uma estética desagradável. As recessões gengivais podem resultar em hipersensibilidade dentinária, cáries radiculares e abrasões. As recessões são classificadas em classe I, II, III e IV de Miller baseada na posição da margem gengival em relação a junção mucogengival, pela perda óssea ou perda da gengiva interdental e pelo posicionamento dental. Os enxertos gengivais são utilizados para o recobrimento radicular através de cirurgias periodontais melhorando assim, a aparência estética do sorriso, os mesmos são removidos de uma área doadora (por exemplo, da região do palato) com a finalidade de reconstituir a área receptora. Existem várias técnicas e tipos de enxerto como os enxertos tecido gengival livre, enxerto pediculado. Diante disto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura relatando os enxertos autógenos e as técnicas que o utilizam para o aumento gengival coronal à retração e as vantagens e desvantagens desse procedimento tratando cada área estética do sorriso. Concluiu-se que a maioria dos autores concordaram que o enxerto de tecido conjuntivo gengival, principalmente em conjunto com várias técnicas, tem os melhores sucessos nos procedimentos em retrações gengivais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/398
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLE FURTADO SILVA ROSIANA DA SILVA INÁCIO_TCC.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.