Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/396
Título: Utilização de manual prático no processo ensino-aprendizagem para atendimento clínico em odontologia
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Oliveira, Francisco Ednando Coelho de
Palavras-chave: Classificação
Doença periodontal
Manual
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, Francisco Ednando Coelho de. Utilização de manual prático no processo ensino -aprendizagem para atendimento clínico em odontologia. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As doenças periodontais obtiveram mudanças na sua classificação e diversos estudantes e profissionais foram surpreendidos com essas alterações. Este artigo trata-se sobre a confecção e aplicação de um manual de periodontia apresentando uma atualização da nova classificação das doenças periodontais de 2018 tanto para os acadêmicos, quanto para os cirurgiões dentistas e um capítulo extra para o paciente, assim abordando as opiniões e concepções sobre o manual e a classificação na visão de cada grupo de estudo. Objetivos: Construir um manual prático para nortear a consulta de odontologia e aplicação deste manual em campo com dentistas, acadêmicos e pacientes. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, pesquisa descritiva e explicativa e que foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico, do tipo revisão narrativa para confecção do Manual e no segundo momento foi feito a pesquisa de campo e aplicação deste objeto de estudo que fora confeccionado, tendo a participação de 52 pessoas sendo 20 pacientes, 20 acadêmicos e 12 profissionais. Resultados e Discussão: 90% dos acadêmicos consideram a nova classificação ser de dificuldade mediana e 5% consideram ser fácil ou difícil. Em contraponto os bacharéis, sobre o que eles tinham conhecimento, 66,7% afirmaram ser dificuldade mediana e cerca de 33,3% afirmam ser de fácil entendimento. Sobre o manual, 85% dos acadêmicos consideraram ser de fácil entendimento e 15% julgaram ser de médio entendimento. Cerca de 83,3% dos profissionais consideraram ser de fácil entendimento e 16,7% de médio entendimento. E sobre a satisfação sobre o Manual 100% de aprovação dos acadêmicos e profissionais. Considerações finais: Podemos concluir com esse estudo que o manual atinge seus objetivos, é necessário para facilitar o entendimento sobre a classificação das doenças periodontais tanto para dentistas quanto acadêmicos utilizando uma linguagem fácil e de boa assimilação, bem como apresentou-se uma ótima ferramenta alternativa de promoção da saúde oral para pacientes que queiram se interessar pelo assunto ou queira dar uma melhor atenção ao seu bem estar bucal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/396
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO EDNANDO COELHO DE OLIVEIRA_TCC.pdf678,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.