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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Paula Ventura da-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Ednando Coelho de-
dc.date.accessioned2021-03-16T14:20:07Z-
dc.date.available2021-03-16T14:20:07Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Ednando Coelho de. Utilização de manual prático no processo ensino -aprendizagem para atendimento clínico em odontologia. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/396-
dc.description.abstractAs doenças periodontais obtiveram mudanças na sua classificação e diversos estudantes e profissionais foram surpreendidos com essas alterações. Este artigo trata-se sobre a confecção e aplicação de um manual de periodontia apresentando uma atualização da nova classificação das doenças periodontais de 2018 tanto para os acadêmicos, quanto para os cirurgiões dentistas e um capítulo extra para o paciente, assim abordando as opiniões e concepções sobre o manual e a classificação na visão de cada grupo de estudo. Objetivos: Construir um manual prático para nortear a consulta de odontologia e aplicação deste manual em campo com dentistas, acadêmicos e pacientes. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, pesquisa descritiva e explicativa e que foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico, do tipo revisão narrativa para confecção do Manual e no segundo momento foi feito a pesquisa de campo e aplicação deste objeto de estudo que fora confeccionado, tendo a participação de 52 pessoas sendo 20 pacientes, 20 acadêmicos e 12 profissionais. Resultados e Discussão: 90% dos acadêmicos consideram a nova classificação ser de dificuldade mediana e 5% consideram ser fácil ou difícil. Em contraponto os bacharéis, sobre o que eles tinham conhecimento, 66,7% afirmaram ser dificuldade mediana e cerca de 33,3% afirmam ser de fácil entendimento. Sobre o manual, 85% dos acadêmicos consideraram ser de fácil entendimento e 15% julgaram ser de médio entendimento. Cerca de 83,3% dos profissionais consideraram ser de fácil entendimento e 16,7% de médio entendimento. E sobre a satisfação sobre o Manual 100% de aprovação dos acadêmicos e profissionais. Considerações finais: Podemos concluir com esse estudo que o manual atinge seus objetivos, é necessário para facilitar o entendimento sobre a classificação das doenças periodontais tanto para dentistas quanto acadêmicos utilizando uma linguagem fácil e de boa assimilação, bem como apresentou-se uma ótima ferramenta alternativa de promoção da saúde oral para pacientes que queiram se interessar pelo assunto ou queira dar uma melhor atenção ao seu bem estar bucal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectDoença periodontalpt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.titleUtilização de manual prático no processo ensino-aprendizagem para atendimento clínico em odontologiapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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