Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/361
Título: Efeitos que as isoflavonas e os carotenoides podem proporcionar à saúde da população
Autor(es): Aguiar, Larissa Pereira
Silva, Edilania Gomes da
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Isoflavonas
Carotenoides
Data do documento: 27-Nov-2019
Citação: SILVA, Edilânia Gomes da. Efeitos que as isoflavonas e os carotenoides podem proporcionar à saúde da população. 2019. 25f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: As isoflavonas e os carotenoides são classificados como compostos funcionais, por estarem presentes em alimentos também denominados funcionais, e que são definidos como aqueles que além de conterem os macro e micronutrientes necessários para a nutrição do organismo, possuem propriedades capazes de proporcionar o melhor desempenho de algumas de suas funções fisiológicas, colaborando na prevenção do desenvolvimento e melhora do prognóstico de algumas doenças, sobretudo daquelas que são classificadas como crônicas não transmissíveis. Diversos estudos comprovam que esses nutrientes proporcionam de fato efeitos positivos à saúde da população. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar os efeitos que as isoflavonas e os carotenoides podem proporcionar à saúde da população. Assim, trata-se de uma revisão de literatura integrativa feita nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos Capes e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os artigos consultados para a revisão foram selecionados de acordo com as palavras Alimentos Funcionais, Isoflavonas e Carotenoides, durante o mês de julho de 2019. Desta forma, nesta revisão integrativa, foi possível demonstrar, por meio de embasamento científico, uma real associação entre a presença cotidiana de alimentos fontes desses compostos na dieta da população em geral e a implicação de benefícios para sua saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/361
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILÂNIA GOMES DA SILVA_TCC.pdf507,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.