Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/352
Título: A relação da nutrição no desenvolvimento e recuperação da lesão por pressão: uma revisão
Autor(es): Cavalcante, Karla Pinheiro
Saraiva, Andrea Marcia
Silva, Jacqueline Pereira da
Palavras-chave: Lesão por pressão
Desnutrição
Terapia nutricional
Cicatrização
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: SARAIVA, Andrea Marcia; SILVA, Jacqueline Pereira da. A relação da nutrição no desenvolvimento e recuperação da lesão por pressão: uma revisão. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A lesão por pressão (LPP) é caracterizada por um dano nos tecidos moles subjacentes muitas vezes sobre alguma proeminência óssea, sendo resultado de uma longa e/ou forte pressão, a qual pode se apresentar em diferentes estágios de I a IV, determinados de acordo como tamanho e profundidade da região atingida. O estado nutricional do paciente é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da lesão por pressão, bem como sua recuperação e prevenção. Alguns nutrientes são ditos como decisivos para a recuperação tecidual, como: proteína, arginina, zinco e vitamina C. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi de realizar um levantamento bibliográfico sobre a relação da nutrição no desenvolvimento e recuperação da lesão. O levantamento bibliográfico foi realizado em artigos publicados em 2015-2020, com busca nas plataformas: The Scientific Electronic Library Online (SciELO), Science Direct, PubMed e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após seleção de artigos e leitura completa foi utilizado como critérios de inclusões publicações, estudo clínicos de línguas portuguesas, inglesa e espanhola e apenas com humanos e excluídos artigos que não apresentaram relevância com o tema, bem como aqueles que não corroboravam com o objetivo do estudo. Com a realização da pesquisa observou-se que uma grande parte de pacientes acometidos com Lesão por pressão encontra-se em desnutrição. Dentre as intervenções nutricionais verificadas, a fórmula de proteína do soro leite foi a que obteve mais sucesso na cicatrização das feridas, com a cicatrização total em algumas lesões. Concluiu-se, portanto que o estado nutricional do paciente é um fator que pode contribuir tanto para o desenvolvimento quanto para cicatrização das feridas. Porém, poucos estudos com fórmulas enriquecidas foram encontrados, fazendo então necessário uma realização de pesquisas mais atuais que viabilizem essa terapia nutricional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/352
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉA MARCIA SARAIVA MORAIS e JACQUELINE PEREIRA DA SILVA_TCC.pdf347,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.