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Título: Precificação dos serviços farmacêuticos nas farmácias comunitárias: uma avaliação da percepção e satisfação do público sobre essa prática
Autor(es): Firmino, Paulo Yuri Milen
Oliveira Junior, Valmi Lopes de
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Satisfação dos usuários
Precificação
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Valmí Lopes de. Precificação dos serviços farmacêuticos nas farmácias comunitárias: uma avaliação da percepção e satisfação do público sobre essa prática. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O perfil do farmacêutico na farmácia comunitária vem mudando ultimamente, incorporando valores profissionais antes baldados pela descontinuidade das práticas assistencialistas. Essas mudanças vêm agregando valores as atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos, inclusive valores econômicos, nesse contexto, avaliou-se a aceitação dos clientes frente à precificação dos serviços clínicos farmacêuticos. Para tanto, foi necessário determinar o perfil dos clientes que faziam uso desses serviços, avaliar a satisfação dos clientes no uso dos serviços e identificar os fatores relacionados à provável resistência ao usá-los. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, direcionada a clientes usuários desses serviços por meio de questionário eletrônico marcado em escala binária e likert de cinco pontos. O estudo foi conduzido em farmácias privadas da cidade de fortaleza e região metropolitana, onde, foram entrevistados 44 clientes/usuários desses serviços. O perfil dos participantes revelou que 68,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 30,5 anos onde, 73,2% indicaram exercer atividade remunerada. Os principais achados indicam um nível de satisfação regular com os serviços ofertados de acordo com 43,2% dos entrevistados, em que as mudanças no modelo de remuneração dos serviços farmacêuticos a princípio apresenta uma boa aceitabilidade por parte dos usuários, onde afirmaram utilizar os serviços farmacêuticos mesmo sendo custeado de acordo com 82% dos entrevistados. A grande maioria se posiciona favorável a implantação do custeio dessas atividades, no entanto, 82% dos participantes consideram que o financiamento dessas atividades deve ser realizado pela própria farmácia. Há de se destacar ainda, um baixo nível de informação dos usuários acerca dos serviços ofertados nas farmácias. Dessa forma, podemos inferir que são necessárias medidas de marketing no sentido de divulgar os serviços e atrair mais usuários, consequentemente elevar a creditação no profissional farmacêutico, a capacitação deste também se apresenta como um fator necessário na satisfação dos clientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/337
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