Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirmino, Paulo Yuri Milen-
dc.contributor.authorOliveira Junior, Valmi Lopes de-
dc.date.accessioned2021-03-08T17:37:47Z-
dc.date.available2021-03-08T17:37:47Z-
dc.date.issued2020-06-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Valmí Lopes de. Precificação dos serviços farmacêuticos nas farmácias comunitárias: uma avaliação da percepção e satisfação do público sobre essa prática. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/337-
dc.description.abstractO perfil do farmacêutico na farmácia comunitária vem mudando ultimamente, incorporando valores profissionais antes baldados pela descontinuidade das práticas assistencialistas. Essas mudanças vêm agregando valores as atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos, inclusive valores econômicos, nesse contexto, avaliou-se a aceitação dos clientes frente à precificação dos serviços clínicos farmacêuticos. Para tanto, foi necessário determinar o perfil dos clientes que faziam uso desses serviços, avaliar a satisfação dos clientes no uso dos serviços e identificar os fatores relacionados à provável resistência ao usá-los. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, direcionada a clientes usuários desses serviços por meio de questionário eletrônico marcado em escala binária e likert de cinco pontos. O estudo foi conduzido em farmácias privadas da cidade de fortaleza e região metropolitana, onde, foram entrevistados 44 clientes/usuários desses serviços. O perfil dos participantes revelou que 68,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 30,5 anos onde, 73,2% indicaram exercer atividade remunerada. Os principais achados indicam um nível de satisfação regular com os serviços ofertados de acordo com 43,2% dos entrevistados, em que as mudanças no modelo de remuneração dos serviços farmacêuticos a princípio apresenta uma boa aceitabilidade por parte dos usuários, onde afirmaram utilizar os serviços farmacêuticos mesmo sendo custeado de acordo com 82% dos entrevistados. A grande maioria se posiciona favorável a implantação do custeio dessas atividades, no entanto, 82% dos participantes consideram que o financiamento dessas atividades deve ser realizado pela própria farmácia. Há de se destacar ainda, um baixo nível de informação dos usuários acerca dos serviços ofertados nas farmácias. Dessa forma, podemos inferir que são necessárias medidas de marketing no sentido de divulgar os serviços e atrair mais usuários, consequentemente elevar a creditação no profissional farmacêutico, a capacitação deste também se apresenta como um fator necessário na satisfação dos clientes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectSatisfação dos usuáriospt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.titlePrecificação dos serviços farmacêuticos nas farmácias comunitárias: uma avaliação da percepção e satisfação do público sobre essa práticapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALMÍ LOPES DE OLIVEIRA JÚNIOR_TCC.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.