Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/336
Título: Perfil farmacoterapêutico em indivíduos que utilizam jogos eletrônicos de maneira recreativa ou profissional.
Autor(es): Aguiar, Felipe Rodrigues Magalhaes de
Maciel, Ricky Stefan Fernandes
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Perfil farmacoterapêutico
Uso de medicamentos
Data do documento: 8-Jul-2020
Citação: MACIEL, Ricky Stefan Fernandes. Perfil farmacoterapêutico em indivíduos que utilizam jogos eletrônicos de maneira recreativa ou profissional. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os jogos eletrônicos ou jogos de videogame vêm crescendo cada vez mais com o passar dos anos, chegando a serem considerados por muitos como modalidade esportiva. Jogar videogame virou uma atividade frequente e isso vem sendo estudado e tem sido associado à vários problemas de saúde, como: obesidade, dores de cabeça, ansiedade, estresse, distúrbios do sono, dor musculoesquelética e diminuição da atividade física casual. Objetivando-se traçar um perfil farmacoterapêutico em um grupo de indivíduos que utilizam jogos de videogame como atividade recreativa ou profissional, o presente estudo foi realizado, através da coleta de dados a partir de um questionário online, observando informações sobre o uso de medicamentos, a variedade, possíveis queixas de saúde dos usuários, quantidade de horas que praticavam a atividade, idade e sexo. Após a análise dos dados obtidos encontramos que, grande parte dos entrevistados eram adultos emergentes, um período intermediário entre a adolescência e a vida adulta, que se encontra entre 18 e 25 anos, a grande maioria praticava a atividade de maneira excessiva ou seja, acima de 120 minutos por dia, faziam uso irracional de medicamento, os medicamentos mais utilizados foram para doenças crônicas como HAS e diabetes mellitus, possuíam dores de cabeça, perca do sono e stress como queixas de saúde mais recorrentes, faziam uso de substâncias para se manter em alerta durante a noite.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/336
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICKY STEFAN FERNANDES MACIEL TCC.pdf821,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.