Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/327
Título: Desenvolvimento de sorvete base fortificado para mulheres na pós-menopausa com predisposição a osteoporose
Autor(es): Rebouças, Cinthia Regina da Silva
Souza, Brenna Karoline Carneiro
Palavras-chave: Cálcio
Vitamina D
Menopausa
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SOUZA, Brenna Karoline Carneiro. Desenvolvimento de sorvete base fortificado para mulheres na pós-menopausa com predisposição a osteoporose. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O cálcio participa da função neuromuscular, permeabilidade das membranas das células e manutenção dos ossos. A sua falta ou a redução no corpo pode possibilitar fragilidades na microarquitetura óssea, como a osteoporose, que é uma doença que acomete o osso, que afeta principalmente as mulheres na pós-menopausa, devido ao baixo índice do hormônio estrogênio, que leva gradativamente a perda de cálcio pelo organismo. O cálcio é responsável pela regeneração e constituição da estrutura do osso, associado a vitamina D potencializa a sua ação, mantendo o sistema em homeostasia, além de agir na absorção de cálcio no sistema digestório e nas funções ósseas. A ingestão de cálcio juntamente com a vitamina D são fundamentais para a manutenção da saúde dos ossos, portanto, o consumo adequado desses nutrientes é fundamental, seja por meio de medicamentos ou por alimentos. O uso de alimentos fortificados pode auxiliar na prevenção ou correção de deficiências em um ou mais nutrientes para a população ou grupos específicos da mesma. A indústria de alimentos tem destacado tendências de enriquecimento na dieta e utilizado produtos de origem láctea, como o sorvete, de elevada densidade nutricional. Alimento fortificado é um alimento que teve adição intencional de um ou mais nutrientes essenciais contidos naturalmente ou não, no alimento. Nesse contexto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sorvete base. Tratou-se de um estudo experimental, a pesquisa foi realizada na residência do próprio autor. Foi identificado a porção do sorvete conforme a legislação vigente, essa fortificação foi feita com cálcio quelato taste free 13% e vitamina D3 adicionados a mistura, de forma que sua porção atingisse 15% da IDR (ingestão diária recomendada) tornando o sorvete um alimento fonte desses nutrientes. O mix adicionado juntamente com os ingredientes presente na formulação apresentou uma fácil dissolução e uma textura homogênea, resultando assim em um sorvete base, possibilitando o acréscimo de corante e flavorizante. Portanto, o presente estudo possibilita aumentar as taxas de cálcio no corpo, favorecendo assim o equilíbrio ósseo de modo a promover a diminuição de fraturas, visto que sua adição foi combinada com a vitamina D.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/327
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENNA KAROLINE CARNEIRO SOUZA_TCC.pdf736,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.