Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278
Título: Tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista
Autor(es): Moreira, Francisco Getulio Alves
Tavares Junior, Oliel Dias
Palavras-chave: Autismo
Jogos
Brincadeiras
Professores
Pais
Data do documento: 27-Nov-2020
Citação: TAVARES JUNIOR, Oliel Dias. Tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista. 2020. 16f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O autismo no Brasil vem quebrando paradigmas atualmente. Atualmente a temática vem sendo bastante comentada em livros pelo mundo inteiro, revistas e jornais. O objetivo geral deste estudo é identificar tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista em duas escolas de Fortaleza-Ce, localizadas nos bairros Aldeota e Antônio Bezerra. E o objetivo específico: verificar os tipos de jogos e brincadeiras utilizadas nas práticas pedagógicas com crianças autistas. A pesquisa se classifica como um estudo descritivo de forma transversal e de abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram duas escolas de Fortaleza-Ce localizadas nos bairros Aldeota e Antônio bezerra. O universo da pesquisa foi composto por crianças autistas estudantes das escolas de Fortaleza. A amostra teve um N=13 indivíduos. Os indivíduos foram selecionados de forma aleatória nas escolas. Os dados foram coletados através de um questionário com quatro perguntas estruturadas. A aplicação do questionário foi realizada através do google formulário, perante a disponibilidade de tempo do envolvido e após a assinatura do TALE. Seguindo as respostas dos professores: Eles relatam utilizar jogos e brincadeiras nas aulas visando melhorar o desenvolvimento motor dos alunos e utilizam, como jogos e brincadeiras, corridas, brincadeira com saco, jogo da memória, acerte o alvo e pula dentro e fora dos bambolês. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro de 2020. Ao final do estudo, podemos constatar que os pais conseguem perceber as evoluções dos seus filhos com o passar do tempo e com o acolhimento da escola. E concluímos de acordo com a metodologia, jogos e brincadeiras utilizadas por professores na escola com crianças autistas, podemos evidenciar a melhora dos alunos, no aspecto, cognitivo, sensorial, agilidade, velocidade, independência para o dia e melhoria na qualidade de vida voltada para a inclusão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIEL DIAS TAVARES JUNIOR_TCC.pdf234 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.