Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Francisco Getulio Alvespt_BR
dc.contributor.authorTavares Junior, Oliel Dias-
dc.date.accessioned2021-02-18T17:43:36Z-
dc.date.available2021-02-18T17:43:36Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationTAVARES JUNIOR, Oliel Dias. Tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista. 2020. 16f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278-
dc.description.abstractO autismo no Brasil vem quebrando paradigmas atualmente. Atualmente a temática vem sendo bastante comentada em livros pelo mundo inteiro, revistas e jornais. O objetivo geral deste estudo é identificar tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista em duas escolas de Fortaleza-Ce, localizadas nos bairros Aldeota e Antônio Bezerra. E o objetivo específico: verificar os tipos de jogos e brincadeiras utilizadas nas práticas pedagógicas com crianças autistas. A pesquisa se classifica como um estudo descritivo de forma transversal e de abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram duas escolas de Fortaleza-Ce localizadas nos bairros Aldeota e Antônio bezerra. O universo da pesquisa foi composto por crianças autistas estudantes das escolas de Fortaleza. A amostra teve um N=13 indivíduos. Os indivíduos foram selecionados de forma aleatória nas escolas. Os dados foram coletados através de um questionário com quatro perguntas estruturadas. A aplicação do questionário foi realizada através do google formulário, perante a disponibilidade de tempo do envolvido e após a assinatura do TALE. Seguindo as respostas dos professores: Eles relatam utilizar jogos e brincadeiras nas aulas visando melhorar o desenvolvimento motor dos alunos e utilizam, como jogos e brincadeiras, corridas, brincadeira com saco, jogo da memória, acerte o alvo e pula dentro e fora dos bambolês. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro de 2020. Ao final do estudo, podemos constatar que os pais conseguem perceber as evoluções dos seus filhos com o passar do tempo e com o acolhimento da escola. E concluímos de acordo com a metodologia, jogos e brincadeiras utilizadas por professores na escola com crianças autistas, podemos evidenciar a melhora dos alunos, no aspecto, cognitivo, sensorial, agilidade, velocidade, independência para o dia e melhoria na qualidade de vida voltada para a inclusão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titleTarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autistapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIEL DIAS TAVARES JUNIOR_TCC.pdf234 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.