Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Francisco Getulio Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares Junior, Oliel Dias | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T17:43:36Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18T17:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES JUNIOR, Oliel Dias. Tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista. 2020. 16f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/278 | - |
dc.description.abstract | O autismo no Brasil vem quebrando paradigmas atualmente. Atualmente a temática vem sendo bastante comentada em livros pelo mundo inteiro, revistas e jornais. O objetivo geral deste estudo é identificar tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista em duas escolas de Fortaleza-Ce, localizadas nos bairros Aldeota e Antônio Bezerra. E o objetivo específico: verificar os tipos de jogos e brincadeiras utilizadas nas práticas pedagógicas com crianças autistas. A pesquisa se classifica como um estudo descritivo de forma transversal e de abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram duas escolas de Fortaleza-Ce localizadas nos bairros Aldeota e Antônio bezerra. O universo da pesquisa foi composto por crianças autistas estudantes das escolas de Fortaleza. A amostra teve um N=13 indivíduos. Os indivíduos foram selecionados de forma aleatória nas escolas. Os dados foram coletados através de um questionário com quatro perguntas estruturadas. A aplicação do questionário foi realizada através do google formulário, perante a disponibilidade de tempo do envolvido e após a assinatura do TALE. Seguindo as respostas dos professores: Eles relatam utilizar jogos e brincadeiras nas aulas visando melhorar o desenvolvimento motor dos alunos e utilizam, como jogos e brincadeiras, corridas, brincadeira com saco, jogo da memória, acerte o alvo e pula dentro e fora dos bambolês. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro de 2020. Ao final do estudo, podemos constatar que os pais conseguem perceber as evoluções dos seus filhos com o passar do tempo e com o acolhimento da escola. E concluímos de acordo com a metodologia, jogos e brincadeiras utilizadas por professores na escola com crianças autistas, podemos evidenciar a melhora dos alunos, no aspecto, cognitivo, sensorial, agilidade, velocidade, independência para o dia e melhoria na qualidade de vida voltada para a inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.title | Tarefas motoras adequadas para o desenvolvimento de crianças autista | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (B.el) - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIEL DIAS TAVARES JUNIOR_TCC.pdf | 234 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.