Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/254
Título: Benefícios da corrida de em mulheres no período de climatério
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Silva, Cristiane Alves da
Palavras-chave: Climatério
Sintomas
Atividade física
Corrida de rua
Data do documento: 30-Nov-2020
Citação: SILVA, Cristiane Alves da. Benefícios da corrida de em mulheres no período de climatério. 2020. 30f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O climatério começa por volta dos 40 anos de idade, estende-se até mais ou menos aos 65 anos e é marcado por pequenas alterações físicas e psicológicas. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do metabolismo. O objetivo desse estudo foi avaliar se há uma melhora nos sintomas do climatério em mulheres praticantes de corrida de rua. Esse estudo foi elaborado de forma descritiva com uma abordagem predominantemente quantitativa. A amostra se deu com 30 mulheres de 40 a 65 anos, um grupo 15 mulheres sedentárias e outro grupo de 15 mulheres praticantes de corrida de rua. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário Menopause Rating Scale (MRS) na plataforma do Google Forms. Nossos resultados apontaram um percentual de 53,3% à 80% para mulheres praticantes de corrida de rua que apresentam nenhum dos sintoma do climatério, e um percentual de 20% à 66,7% para nenhum dos sintomas do climatério em mulheres sedentárias. Concluímos que mulheres no período climatério praticantes da corrida de rua avaliadas nesse estudo tem menos sintomas ou nenhum sintoma, comparadas com mulheres sedentárias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/254
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE ALVES DA SILVA-TCC.pdf801,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.