Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/234
Título: Considerações sobre o sistema penitenciário brasileiro: a violação dos direitos humanos e o estabelecimento de medidas a serem adotadas pelo estado
Autor(es): Lopes, Ismael Alves
Silva, Romulo Maciel da
Palavras-chave: Sistema penitenciário brasileiro
História da pena
Direitos humanos
Ressocialização
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: SILVA, Rômulo Maciel da. Considerações sobre o sistema penitenciário brasileiro: a violação dos direitos humanos e o estabelecimento de medidas a serem adotadas pelo estado. 2020. 28f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade expor e caracterizar o sistema penitenciário, havendo logo de início um contexto histórico da origem da pena no mundo e na atual realidade brasileira. No Brasil os principais problemas enfrentados pelos sentenciados são as superlotações, deficiências estruturais e condições precárias, ferindo a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos. Destaque para a Lei de Execução Penal (LEP) citando alguns artigos de extrema relevância para o cumprimento da pena. E, por fim, citando algumas medidas que o Estado deve cumprir como forma de tornar os presídios eficazes, oferecendo o mínimo existencial na tentativa de incluir o indivíduo recluso novamente à sociedade. Realiza-se, então, um estudo através de pesquisas bibliográficas, respaldada na literatura jurídica e documental na doutrina, legislação, artigos científicos e jurisprudência existente sobre a temática. Concluindo, portanto, com base nos estudos desenvolvidos inclusos no presente trabalho, as considerações sobre o sistema penitenciário brasileiro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/234
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RÔMULO MACIEL DA SILVA_TCC.pdf342,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.