Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/229
Título: A responsabilidade civil do estado em relação à segurança pública e por balas perdidas
Autor(es): Costa, Patricia Lacerda de Oliveira
Souza, Marina Rocha de
Palavras-chave: Responsabilidade civil do estado
Balas perdidas
Segurança pública
Tribunais pátrios
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: SOUZA, Marina Rocha de. A responsabilidade civil do estado por danos advindos de balas perdidas segundo os tribunais pátrios. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os danos provocados a terceiros por ocasião atuação Estatal, tal como os decorrentes de bala perdida, acarreta o dever reparatório do ente estatal mediante a aplicação do instituto da responsabilização civil do Estado. Inobstante a recorrente aplicação da Responsabilidade Civil Objetiva do Estado às situações ora apontadas, o tema ainda é controverso. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa consiste na analise a responsabilidade civil do Estado em decorrência de danos provocados por bala perdida a partir do posicionamento dos tribunais pátrios, tendo como objetivos específicos I. Compreender a evolução histórica da responsabilização civil do Estado; II. Identificar a responsabilização do Estado por danos de bala perdida no ordenamento jurídico brasileiro e III. Analisar o enfrentamento dessa questão a partir das decisões judiciais do tribunal de justiça do Ceará. No tocante ao caminho metodológico percorrido, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental sendo aplicada análise qualitativa de dados que contou como instrumentos de pesquisa o levantamento de artigos científicos, trabalhos de monografia disponibilizados em bibliotecas virtuais, lei, jurisprudência e doutrina. Conclui-se que a Responsabilidade Civil do Estado tem efetividade em casos de balas perdidas e essa efetividade importa em determinar o reequilíbrio que o dano causa na vida de quem foi prejudicado e restabelecendo a igualdade entre Estado e população quanto a responsabilização civil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/229
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINA ROCHA DE SOUZA TCC.pdf920,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.