Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/225
Título: A análise da (in)eficácia da prisão civil do devedor de alimentos
Autor(es): Felizola, Milena Britto
Alencar, Lucas Lopes
Palavras-chave: Alimentos
Débito alimentar
Execução de alimentos
Prisão civil
Eficácia da prisão alimentar
Data do documento: 23-Jun-2020
Citação: ALENCAR, Lucas Lopes. A análise da (in)eficácia da prisão civil do devedor de alimentos. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a prisão civil do devedor de alimentos, a fim de analisar se este mecanismo é eficaz no que diz respeito à satisfação do crédito alimentar. Para tanto, é apresentada a conceitualização dos alimentos, as suas mais relevantes características, a relevância do adimplemento da obrigação alimentar para assegurar o princípio da dignidade da pessoa humana, apontando-se, ainda, os sujeitos da relação jurídica alimentar. Além disso, são aclarados os aspectos processuais relativos à execução de alimentos com pedido de prisão civil do devedor inadimplente, acrescendo-se, ainda, sucinta apreciação acerca os impactos provenientes da atual pandemia de COVID-19. Com relação à metodologia, a pesquisa é do tipo bibliográfica, utilizando-se os fundamentos na literatura jurídica, como jurisprudências, doutrinas, revistas jurídicas, trabalhos monográficos, artigos, sites jurídicos, entre outros. O trabalho, portanto, se mostra relevante ao apresentar diferentes aspectos envolvendo a prisão civil do devedor inadimplente de pensão alimentícia, tema de notória importância e impacto na prática hodierna.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/225
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS LOPES ALENCAR_TCC.pdf228,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.