Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/209
Título: Criminologia feminista: discussões acerca de mulheres encarceradas no Brasil
Autor(es): Figueiredo, Camile Araujo de
Siqueira, Brenda Gomes
Palavras-chave: Criminologia
Sistema carcerário
Ressocialização
Mulheres
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: SIQUEIRA, Brenda Gomes. Criminologia feminista: discussões acerca de mulheres encarceradas no Brasil. 2020. 37f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente artigo denota-se na associação de teorias, que embasam o feminismo na construção de um estudo pertinente às contribuições da Criminologia Feminista, frente aos paradigmas de desigualdade de gênero culturalmente enfrentados no sistema de justiça criminal. A partir disso, considera os posicionamentos que edificaram a Criminologia Crítica, em associação aos desdobramentos ideológicos, de autores e criminalistas, nas percepções concernentes à mulher como autora e vítima de delitos. Além disso, elenca as concepções teóricas e ideológicas, que cooperaram na constituição do estudo criminológico, junto com a ciência do Direito. Sendo assim, toma por base a historicidade evolutiva da mulher, que marcada pelo patriarcado e ascendência do capitalismo, não interferia em questões sociais, mas que ao desenvolver de ideias e posicionamentos feministas passam a concorrer na sociedade e, em vista disso, na criminalidade. Contudo, associam-se as questões acerca das condições de encarceramento do sistema penal brasileiro, a violação de direitos e visa compreender as condições das mulheres gestantes e as convenientes garantias de seus direitos em relação à assistência com os filhos e em cenário familiar. Deste modo, o procedimento metodológico para elaboração deste artigo é fundamentado em uma pesquisa qualitativa, tendo conteúdos bibliográficos, doutrina, artigos científicos, jurisprudências em relação ao tema, dissertações e monografias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/209
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDA GOMES SIQUEIRA_TCC.pdf645,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.