Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1879
Título: Evasão nas aulas de educação física: dificuldades e possibilidades
Autor(es): Moreira, Francisco Getulio Alves
Silva, Iran Rosa da
Palavras-chave: Educação Física
Evasão escolar
Dificuldades
Possibilidades
Data do documento: 14-Jun-2021
Citação: SILVA, Iran Rosa da. Evasão nas aulas de educação física: dificuldades e possibilidades. 2021. 23f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A base deste estudo foi a inquietação sobre as causas e consequências da evasão nas aulas de Educação Física, bem como as possíveis estratégias para mitigar os efeitos deletérios desse grave problema educacional, tanto no durante o período formal escolar, quanto ao término desse período, principalmente sob as perspectivas dos professores da disciplina, que atuam na educação básica, na cidade de Fortaleza. O cenário da pesquisa direta foi o ambiente de trabalho dos professores convidados para colaborarem com o estudo. Participaram da pesquisa professores da disciplina Educação Física, todos funcionários de colégios particulares e atuando na educação básica, na cidade de Fortaleza, os quais foram submetidos a questionários, contendo seis questões. Para a coleta de dados foram feitas pesquisas em livros digitais, disponíveis no ambiente virtual Minha Biblioteca, no site do Centro Universitário FAMETRO e em artigos científicos, através de buscas no sítio eletrônico da Google Acadêmico. Os principais resultados apontam que existem semelhanças entre o que foi encontrada na literatura pesquisada com o que identificado nas respostas dos professores que participaram da pesquisa. Essa equivalência ficou mais explícita quando o assunto era sobre a repetição dos conteúdos das séries anteriores, a disciplina vista como pouco importante pelos alunos, falta de interesse dos alunos pela disciplina e falta de habilidade corporal ao participar das atividades, essas situações referentes às causas da evasão das aulas de educação Física. Já sobre as consequências da evasão escolar, indicou-se como relevantes o sedentarismo, falta de interação com outros alunos, desvalorização do professor e da disciplina, deficiência das habilidades motora e cognitiva e problemas de saúde. Como estratégias atividades envolvendo a cultural corporal de movimento, aulas envolvendo jogos, desafios e brincadeira divertidas, aulas inclusivas e plano de ensino bem elaborado seriam boas metodologias. Conclui-se que o tema evasão escolar necessita ter uma maior atenção por todos os envolvidos no processo educacional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1879
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRAN ROSA DA SILVA_TCC.pdf407,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.