Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Francisco Getulio Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Iran Rosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T00:10:27Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T00:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iran Rosa da. Evasão nas aulas de educação física: dificuldades e possibilidades. 2021. 23f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1879 | - |
dc.description.abstract | A base deste estudo foi a inquietação sobre as causas e consequências da evasão nas aulas de Educação Física, bem como as possíveis estratégias para mitigar os efeitos deletérios desse grave problema educacional, tanto no durante o período formal escolar, quanto ao término desse período, principalmente sob as perspectivas dos professores da disciplina, que atuam na educação básica, na cidade de Fortaleza. O cenário da pesquisa direta foi o ambiente de trabalho dos professores convidados para colaborarem com o estudo. Participaram da pesquisa professores da disciplina Educação Física, todos funcionários de colégios particulares e atuando na educação básica, na cidade de Fortaleza, os quais foram submetidos a questionários, contendo seis questões. Para a coleta de dados foram feitas pesquisas em livros digitais, disponíveis no ambiente virtual Minha Biblioteca, no site do Centro Universitário FAMETRO e em artigos científicos, através de buscas no sítio eletrônico da Google Acadêmico. Os principais resultados apontam que existem semelhanças entre o que foi encontrada na literatura pesquisada com o que identificado nas respostas dos professores que participaram da pesquisa. Essa equivalência ficou mais explícita quando o assunto era sobre a repetição dos conteúdos das séries anteriores, a disciplina vista como pouco importante pelos alunos, falta de interesse dos alunos pela disciplina e falta de habilidade corporal ao participar das atividades, essas situações referentes às causas da evasão das aulas de educação Física. Já sobre as consequências da evasão escolar, indicou-se como relevantes o sedentarismo, falta de interação com outros alunos, desvalorização do professor e da disciplina, deficiência das habilidades motora e cognitiva e problemas de saúde. Como estratégias atividades envolvendo a cultural corporal de movimento, aulas envolvendo jogos, desafios e brincadeira divertidas, aulas inclusivas e plano de ensino bem elaborado seriam boas metodologias. Conclui-se que o tema evasão escolar necessita ter uma maior atenção por todos os envolvidos no processo educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Possibilidades | pt_BR |
dc.title | Evasão nas aulas de educação física: dificuldades e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (L.do) - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRAN ROSA DA SILVA_TCC.pdf | 407,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.