Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1750
Título: | As contribuições da unidade temática lutas para educação física escolar |
Autor(es): | Pinheiro, Bruno Nobre Silva, Italo Kleber Paiva da |
Palavras-chave: | Artes Marciais Educação Física Escola |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Citação: | SILVA, Italo Kleber Paiva da. As contribuições da unidade temática lutas para educação física escolar. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A disciplina de Educação Física é um dos componentes curriculares obrigatórios da área de linguagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física compreende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas e significação social. O estudo aqui apresentado tem como objetivo investigar as contribuições da unidade temática Lutas na Educação Física Escolar e como objetivo especifico verificar as principais dificuldades na aplicação desse conteúdo. Tratou-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, desenvolvida de acordo com a estratégia PICOS (População/participantes; intervenção; comparador; outcome/desfecho, tipos de estudos). Para a busca foram consultados no portal PUBMED, Lilacs (Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), revista Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os principais resultados apontam que além de todos os benefícios sociais, afetivos e cognitivos, as lutas trazem inúmeros benefícios motores para os escolares. E as principais dificuldades encontradas é que professores apresentaram várias resistências ao abordar o conteúdo lutas na escola, como formação deficiente, falta de estrutura entre outros fatores. Conclui-se que o ensino do conteúdo lutas dentro do contexto da educação física escolar é pouco explorado, sobretudo os fatores já mencionados entre eles faltam de estrutura, recursos por parte da escola, a falta de vivência e experiência pessoal do professor em alguma modalidade de luta e receio do aumento da violência no âmbito escolar. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1750 |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (L.do) - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ITALO KLEBER PAIVA DA SILVA_TCC.pdf | 287,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.