Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Bruno Nobrept_BR
dc.contributor.authorSilva, Italo Kleber Paiva da-
dc.date.accessioned2024-04-16T00:28:08Z-
dc.date.available2024-04-16T00:28:08Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Italo Kleber Paiva da. As contribuições da unidade temática lutas para educação física escolar. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1750-
dc.description.abstractA disciplina de Educação Física é um dos componentes curriculares obrigatórios da área de linguagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física compreende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas e significação social. O estudo aqui apresentado tem como objetivo investigar as contribuições da unidade temática Lutas na Educação Física Escolar e como objetivo especifico verificar as principais dificuldades na aplicação desse conteúdo. Tratou-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, desenvolvida de acordo com a estratégia PICOS (População/participantes; intervenção; comparador; outcome/desfecho, tipos de estudos). Para a busca foram consultados no portal PUBMED, Lilacs (Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), revista Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os principais resultados apontam que além de todos os benefícios sociais, afetivos e cognitivos, as lutas trazem inúmeros benefícios motores para os escolares. E as principais dificuldades encontradas é que professores apresentaram várias resistências ao abordar o conteúdo lutas na escola, como formação deficiente, falta de estrutura entre outros fatores. Conclui-se que o ensino do conteúdo lutas dentro do contexto da educação física escolar é pouco explorado, sobretudo os fatores já mencionados entre eles faltam de estrutura, recursos por parte da escola, a falta de vivência e experiência pessoal do professor em alguma modalidade de luta e receio do aumento da violência no âmbito escolar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtes Marciaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAs contribuições da unidade temática lutas para educação física escolarpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITALO KLEBER PAIVA DA SILVA_TCC.pdf287,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.