Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1674
Título: Estado nutricional de pacientes internados em unidades hospitalares: uma revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
Freitas, Rebeca Lemos de
Lima, Adrian do Nascimento
Palavras-chave: Avaliação Nutricional
Antropometria
Hospitalização
Data do documento: 14-Dez-2023
Citação: FREITAS, Rebeca Lemos de; LIMA, Adrian do Nascimento. Estado nutricional de pacientes internados em unidades hospitalares: uma revisão de literatura. 2023. 18f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: O estado nutricional de pacientes hospitalizados desempenha um papel crucial em sua recuperação e evolução durante o tratamento. É fundamental garantir que recebam a quantidade adequada de nutrientes para prevenir perdas e acelerar o processo de recuperação. Essa oferta adequada de nutrientes não apenas influencia diretamente a resposta ao tratamento, mas também impacta positivamente o equilíbrio imunológico, reduzindo complicações metabólicas e favorecendo uma estadia hospitalar mais breve. A avaliação nutricional é uma ferramenta essencial nesse cenário, permitindo identificar casos de desnutrição hospitalar e direcionar tratamentos específicos para melhorar o prognóstico dos pacientes. Estudos evidenciam que a desnutrição em pacientes internados está associada a um aumento da mortalidade, além de influenciar no tempo e na frequência das hospitalizações, gerando, consequentemente, custos adicionais para o sistema de saúde. Objetivo: do estudo foi revisar o estado nutricional de pacientes internados em unidades hospitalares no Brasil. Metodologia: utilizando uma revisão de literatura integrativa, explorando as bases de dados PUBMED, CAPES, SCIELO e google acadêmico, foram incluídos artigos originais, entre 2017 e 2023, que avaliaram o estado nutricional de pacientes hospitalizados no Brasil, utilizando métodos antropométricos. Após as etapas de busca, seleção e análise, 6 artigos foram utilizados como base para pesquisa. Resultados: Houve variações nos índices de desnutrição e eutrofia, evidenciando a importância de mais de um parâmetro antropométrico para classificação. Medidas como IMC, pregas cutâneas, circunferência do braço e índices de risco nutricional foram aplicadas, revelando alta incidência de desnutrição em determinados grupos de adultos hospitalizados. Conclusão: Conclui-se que a avaliação nutricional, especialmente através da antropometria, é um componente crucial no tratamento de pacientes hospitalizados. Embora haja avanços nessa área, a ausência de um método universalmente aceito e a necessidade de mais estudos direcionados à avaliação antropométrica em contextos hospitalares são aspectos a serem considerados para melhorar a compreensão e o tratamento do estado nutricional desses pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1674
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIAN DO NASCIMENTO LIMA REBECA LEMOS DE FREITAS TCC.pdf205,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.