Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1625
Título: Construção de um jogo educativo sobre ética profissional para a equipe de enfermagem
Autor(es): Branco, Mirian Ferreira Coelho Castelo
Alves, Maria Dayane Nascimento
Severo, Carina Neris Cruz
Palavras-chave: Enfermagem
Equipe Profissional
Ética
Bioética
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: ALVES, Maria Dayane Nascimento; SEVERO, Carina Neris Cruz. Construção de um jogo educativo sobre ética profissional para a equipe de enfermagem. 2023. 49f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: O Código de Ética do Profissional de Enfermagem e situações éticas e morais devem ser abordadas nos contextos formativos de profissionais de saúde, de forma que na atuação, estes sejam multiplicadores destas condutas na atuação. Embora se conte com documentos de referências que fundamentam a prática de condutas éticas, ainda se verifica na prática, um despreparo dos profissionais em relação a ética, tanto na abordagem ou em realizações de procedimentos, que venham a causar danos a pessoa, familiar ou equipe de trabalho. Para este fim, realizou-se um estudo metodológico baseado na pesquisa e agrupamento de dados para à construção de uma tecnologia educativa, em formato de jogo. Foi desenvolvido um jogo de roleta, contando com 20 perguntas e respostas, abordando situações de problemas e conflitos éticos, e o Código de Ética do Profissional de Enfermagem. Considera-se que o jogo contemplou condutas que devem ser abordadas, como forma de busca da reflexão e engajamento dos profissionais quanto a condutas de enfermagem relacionadas a ética profissional. O jogo contém situações de conduta profissional relacionadas a ética, trazendo situações de problemas e conflitos, afim de despertar a reflexão dos profissionais. O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um jogo educativo que colabore na atuação de enfermagem, e tem o código de ética dos profissionais de enfermagem como base para a tomada de decisão na resolução dos conflitos. As perguntas foram elaboradas com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem trazendo princípios fundamentais, atividades, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades; negligência, imperícia e imprudência, composição da enfermagem; e situações e conflitos éticos e morais que envolve respeito a autonomia, direito de escolha, comunicação e quebra de sigilo; conflitos entre profissional com paciente, familiares, equipe, gestores, e situações em geral. A construção do jogo ocorre em duas etapas, a construção teórica e a construção do jogo, contendo a roleta e cartões ilustrativos, onde o público alvo são os profissionais de enfermagem, e tendo as instituições de saúde como cenário para a aplicação do jogo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1625
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINA NERIS CRUZ SEVERO MARIA DAYANE NASCIMENTO ALVES_TCC.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.