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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBranco, Mirian Ferreira Coelho Castelopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Maria Dayane Nascimento-
dc.contributor.authorSevero, Carina Neris Cruz-
dc.date.accessioned2024-03-21T19:50:52Z-
dc.date.available2024-03-21T19:50:52Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationALVES, Maria Dayane Nascimento; SEVERO, Carina Neris Cruz. Construção de um jogo educativo sobre ética profissional para a equipe de enfermagem. 2023. 49f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1625-
dc.description.abstractO Código de Ética do Profissional de Enfermagem e situações éticas e morais devem ser abordadas nos contextos formativos de profissionais de saúde, de forma que na atuação, estes sejam multiplicadores destas condutas na atuação. Embora se conte com documentos de referências que fundamentam a prática de condutas éticas, ainda se verifica na prática, um despreparo dos profissionais em relação a ética, tanto na abordagem ou em realizações de procedimentos, que venham a causar danos a pessoa, familiar ou equipe de trabalho. Para este fim, realizou-se um estudo metodológico baseado na pesquisa e agrupamento de dados para à construção de uma tecnologia educativa, em formato de jogo. Foi desenvolvido um jogo de roleta, contando com 20 perguntas e respostas, abordando situações de problemas e conflitos éticos, e o Código de Ética do Profissional de Enfermagem. Considera-se que o jogo contemplou condutas que devem ser abordadas, como forma de busca da reflexão e engajamento dos profissionais quanto a condutas de enfermagem relacionadas a ética profissional. O jogo contém situações de conduta profissional relacionadas a ética, trazendo situações de problemas e conflitos, afim de despertar a reflexão dos profissionais. O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um jogo educativo que colabore na atuação de enfermagem, e tem o código de ética dos profissionais de enfermagem como base para a tomada de decisão na resolução dos conflitos. As perguntas foram elaboradas com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem trazendo princípios fundamentais, atividades, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades; negligência, imperícia e imprudência, composição da enfermagem; e situações e conflitos éticos e morais que envolve respeito a autonomia, direito de escolha, comunicação e quebra de sigilo; conflitos entre profissional com paciente, familiares, equipe, gestores, e situações em geral. A construção do jogo ocorre em duas etapas, a construção teórica e a construção do jogo, contendo a roleta e cartões ilustrativos, onde o público alvo são os profissionais de enfermagem, e tendo as instituições de saúde como cenário para a aplicação do jogo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEquipe Profissionalpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.titleConstrução de um jogo educativo sobre ética profissional para a equipe de enfermagempt_BR
dc.typeThesispt_BR
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